quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Raiva e Perdão.


É sempre muito difícil ter que aceitar que aquela pessoa não era o que sempre sonhamos, ver que a gente deu o melhor e nada vai mudar, que o amor que nunca tinha sentido antes, não significou nada para esse alguem, que horas e horas pensando em como seria se estivessimos juntos naquele momento foram em vão e que isso nunca vai acontecer. O ser humano tem maneiras bem peculiares de esquecer a dor, a raiva é uma dessas maneiras.
Mas, por que, realmente sentimos raiva? A raiva pode ser algo bom?
A raiva, nada mais é, do que um sentimento de protesto po algo que nã te agradou. Um sentimento de insegurança e frustração. Porem, a raiva é passageira, a menos, que a pessoa se agarre a este sentimento para justificar um erro que também foi dela. Então, a raiva vira rancor.
Sentimos raiva por inveja, de não poder ter algo que alguem tem. Isso vale tanto para objetos, quanto o desejo de estar perto de uma pessoa amada. Um motivo comum tambem para se sentir raiva, é quando nosso ego é ferido, quando somos ridicularizados, geralmente nestes casos o sentimento vem tambem com o desejo de vingança. Raiva ao se sentir ameaçado, o "instindo de superioridade."
Porem, tambem existe aquela raiva de alguem, quando se ve alguem que amamos magoado, quando se quer proteger alguem que foi injustiçado. O motivo para a raiva, nestes casos, tecnicamente vem de uma pessoa bom, tentando fazer o certo quando ve algo acontecendo. Mas isso torna a raiva uma coisa boa? Não!
A incapacidade é o que gera a raiva. Incapacidade de ficar perto de quem se ama, de nao deixar algo ruim acontecer, de nao saber lidar com os proprios sentimentos.
Não podemos nos deixar levar pela raiva, ela nos faz ter atitudes que normalmente nao teriamos, e acabamos por cometer atos e falar coisas que podem magoar alguem para sempre. E isso, ao contrario da raiva, nao é passageiro.
Raiva é uma doença do ser humano. Todos nos sentimos raiva, mas poucos tem a capacidade de esquece-la, voltar a sua vida e, principalmente, pedir perdão!
Por isso, acho que seria uma boa ideia, hoje, você olhar em torno de si mesmo, ver quem voce realmente magoou, ver como a raiva piorou esse sentimento, e, no lugar de ignorar ou dar uam resposta fria, tentar conversar, apenas dizer um oi. Pedir desculpas nao é algo facil para se dizer principalmente quando nos vemos afastados deste alguem, mas tente lembrar que ja foram felizes, olha os seus pais que olham por ti, aquele namorado (a) com quem teve uam briga mas voce ama, ou ate o ex com quem voce nao fala, mas sente falta da amizade que voces tinham bem antes dos problemas, olha aquele seu amigo com quem voce teve uma briga boba quando estava irritado e apenas diga: Me desculpe!
Raiva é consequencia de algo que deu errado, perdao é a capacidade de reconhecer o erro e recomeçar. Mas quando deixamos a raiva virar rancor e tomar conta da nossa vida, quando nao perdoamos e nao vamos atras, o resultado, é a solidão...

Bons sonhos.

1 comentário:

  1. Raiva é uma doença do ser humano. Todos nos sentimos raiva, mas poucos tem a capacidade de esquece-la, voltar a sua vida e, principalmente, pedir perdão!

    Verdade . hum,mmm

    ResponderEliminar